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Tempo de carregamento rápido (DC)
dos 20% aos 80%
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Autonomia (WLTP)
Consumo em ciclo combinado 17 kWh/100
O Aiways U5 não deixa nada a desejar – sem sacrificar o que quer que seja. Com efeito, este SUV elétrico, como nenhum outro, combina de forma ímpar uma autonomia espantosa com um espaço amplo, onde se destaca uma linguagem de design minimalista com funcionalidades impressionantes e as mais inovadoras tecnologias – cujos comandos são práticos e intuitivos.
Quer se trate de trajetos com distâncias curtas em cidade ou percursos longos pelo campo, as únicas ações que tem de realizar são ligar e andar. Com o Aiways U5, chegará sempre ao seu destino de forma confortável e económica. Vá onde for, com este automóvel 100% elétrico, o prazer de condução é uma garantia, desde a partida até à chegada. Encomende já e tire partido de atrativos incentivos ambientais à compra.
Potência
Tempo de carregamento rápido (DC)
dos 20% aos 80%
Aiways U5: Consumo em ciclo combinado¹ 17 kWh/100;
17,0–16,6 (WLTP). Emissões de CO₂ combinadas¹: 0 g/km. Classe de eficiência: A+
Experimente a amplitude inesperada, o conforto e a versatilidade incomparáveis do Aiways U5.
No novo Aiways U5, já totalmente equipado de série, é possível desfrutar do conforto ao máximo sem passar despercebido.
O seu design, simultaneamente elegante e dinâmico, é esteticamente apelativo e intemporal.
O interior espelha um conceito de design minimalista, recorrendo de forma extensiva a materiais sofisticados.
Prepare-se para uma variedade de opções de iluminação, um ecrã tátil suspenso como elemento de comando central e uma habitabilidade verdadeiramente surpreendente.
Graças aos espaços para a cabeça e para as pernas sem paralelo neste segmento, o U5 redefine o conceito de espaço interior. Não surpreende, pois, que se sinta imediatamente em casa assim que entrar no seu espaçoso habitáculo.
4,68 m de comprimento, 1,87 m de largura, 1,7 m de altura. Este automóvel de 5 portas revela-se um verdadeiro encanto para os olhos pelas dimensões generosas envolvidas num perfil elegante, mas ainda pelos pormenores sofisticados como os manípulos das portas retrácteis e o spoiler cuidadosamente desenhado, responsáveis por melhorar o seu comportamento aerodinâmico. Além disso, a tomada de carregamento (situada sob o farol dianteiro esquerdo) não só é de fácil acesso, como também é excecionalmente discreta.
Os faróis dianteiros LED em forma de L, assim como os farolins traseiros (também em LED) que atravessam a totalidade da parte posterior do veículo, são já de si suficientes para prender qualquer olhar. Com a sua assinatura visual design multicamadas, estes elementos integram-se harmoniosamente no exterior do U5.
Este modelo está equipado de origem com jantes de liga leve de 17’’. Na versão Prime, o diâmetro aumenta para 19’’, com design bicolor mais aerodinâmico.
Graças às barras de tejadilho incorporadas, o U5 consegue transportar até 75 kg de bagagem extra. Os arcos da carroçaria podem ser revestidos a preto ou na cor da carroçaria. Além disso, o duplo spoiler no extremo do tejadilho garante o aerodinamismo ideal, para não falar na aparência mais sofisticada.
Na versão Prime, para abrir a porta da bagageira elétrica basta carregar num botão. Mas não necessita sequer de tocar no veículo e pode abrir a porta através de um simples movimento com o pé por baixo do para-choques traseiro. Não existindo rebordo protetor de carga, carregar e/ou descarregar o seu veículo nunca foi tão fácil.
Na versão Prime do U5, todos os ocupantes podem contar com bancos forrados a couro, que asseguram um apoio estável em qualquer secção. O condutor e o passageiro dianteiro podem usufruir dos bancos com regulação elétrica (respetivamente em seis e em quatro direções), além do apoio lombar eletronicamente ajustável em duas direções. Os apoios de braços centrais oferecem elevam o conforto, quer à frente, quer atrás. Os bancos traseiros são rebatíveis a 60:40 e, levantando o piso de carga, é possível criar um compartimento plano com uma capacidade de 1.543 litros.
E, com as suas unidades retentoras para cadeiras de criança I-SIZE, o U5 oferece segurança extra para os mais pequenos.
O ar futurista está em cada detalhe do cockpit do U5. Um painel de instrumentos tripartido combinado (4,2″/7″/4,2″), inclinado na direção do condutor, oferece um resumo digital de todas as principais informações do veículo, tais como o estado de carga da bateria e a impercetível travagem regenerativa. O volante (revestido a couro de microfibras), achatado em cima e em baixo, garante ao condutor uma vista desimpedida para o painel de instrumentos. A coluna de direção pode ser livremente ajustada às suas necessidades, em altura e em profundidade.
O destaque do seu novo centro de comando: o ecrã tátil LCD suspenso de 12,3″ (1920 x 720), com propriedades antibrilho, antirreflexos e antiesbatimento. Este ecrã proporciona um acesso imediato e intuitivo aos sistemas de entretenimento, ar condicionado automático e teto panorâmico e muito mais. Interruptores, botões e alavancas confusos e pouco acessíveis fazem agora parte do passado. Os smartphones podem ser ligados facilmente através do Apple CarPlay e comandados a partir do ecrã tátil. Além disso, também é possível aceder a atualizações remotas para numerosas funções, através do ecrã tátil central.
A versão Prime do U5 oferece aquele que é claramente o maior teto de abrir panorâmico da sua classe: a luz entra por nada menos do que dois terços do tejadilho, fazendo com que o habitáculo – já de si espaçoso – pareça ainda maior. Olhe para cima e aprecie a vista sensacional! E não se esqueça do protetor solar!
Não sentirá falta de nada a bordo do Aiways U5, principalmente de espaço. Quer se tratem de objetos pequenos ou de grandes dimensões, tudo pode ser facilmente guardado e depois encontrado num abrir e fechar de olhos, seja nos cómodos espaços de arrumação no interior e por baixo da consola central ou nas portas. Graças a uma capacidade da bagageira de 432 litros com os bancos traseiros na sua posição normal (que passa a 1555 litros quando rebatidos), conseguirá levar tudo aquilo que quiser quando for de férias. E, se ainda assim não ficar satisfeito, conte com o compartimento suplementar existente sob o piso da bagageira. Os cabos de carregamento? Nem precisa de reservar esse espaço, uma vez que para estes está destinado um compartimento próprio sob o capô, facilmente acessível.
Graças ao ar condicionado de duas zonas, tanto o condutor como o passageiro dianteiro podem usufruir da temperatura que desejarem, facilmente regulável no ecrã tátil central. Existe também uma saída de ventilação que permite ajustar a temperatura para os ocupantes dos bancos traseiros. E, se ficar preso num engarrafamento, poderá deixar o ar condicionado automático ligado, mesmo com o motor desligado.
Experimente o design arrojado e minimalista e o refinamento premium em todos os detalhes e em todos os ângulos.
Desenvolvido internamente pela Aiways, o motor elétrico síncrono de ímanes permanentes do U5 é uma unidade potente, que oferece prestações impressionantes: os seus 150 kW (204 cv) de potência e binário máximo de 310 Nm garantem uma resposta dinâmica, aliada à máxima eficiência e a zero emissões.
Instalado numa estrutura em sanduíche, a bateria do Aiways U5 é composta por 24 módulos com alta densidade de energia. Estes módulos são fornecidos pelo reconhecido fornecedor CATL, ao passo que a bateria propriamente dita e a respetiva eletrónica são desenvolvidos pela própria Aiways. Este inovador conjunto da bateria disponibiliza 63 kWh de capacidade, oferecendo ao motor elétrico 150 kW de potência e 310 Nm de binário, para além de assegurar até 400 km de autonomia (em ciclo combinado)*. A elevada eficiência de carregamento deste modelo, por seu turno, permite-lhe passar dos 20% para os 80% de carga (DC) em apenas 35 minutos.
* Calculado em condições de ensaio semelhantes ao WLTP, relatório oficial de julho de 2020.
Ao contrário dos conjuntos da bateria que equipam outros automóveis, o do U5 apresenta uma estrutura em sanduíche patenteada. Esta estrutura multicamadas permite a inserção de uma tela isolante entre o módulo da bateria e a placa de arrefecimento, separando assim a “zona seca” (módulo da bateria) da “zona molhada” (placa de arrefecimento). O pré-aquecimento e a refrigeração adequados, aumentam a eficiência da bateria, o que, por sua vez, oferece maior capacidade e, por conseguinte, maior autonomia. Simultaneamente, o tempo de vida útil da bateria também aumenta. Mesmo ao fim de oito anos, o conjunto da bateria ainda oferece um mínimo de 75% da sua capacidade original.
A separação entre as zonas seca e molhada assegura um nível de segurança sem precedentes, mesmo que a bateria se deforme ou parta. Ainda que ocorra uma colisão grave, o módulo da bateria fica protegido contra fugas de líquido de refrigeração, o que elimina o risco de incêndio ou explosão. Como tal, um espaço de 15 mm entre a parte inferior da placa de arrefecimento e o módulo da bateria serve de proteção contra impactos.
A bem isolada bateria está protegida contra o sobreaquecimento através um sistema de refrigeração a água. Este sistema também contribui para aumentar a eficiência de carregamento e a capacidade da bateria.
Esta elevada segurança garantida pelo sistema de refrigeração do U5 foi já demonstrada num vasto conjunto de ensaios e simulações (incluindo testes de esmagamento, queda, fogo, inundação e vibração).
Aiways U5: Consumo em ciclo combinado¹ 17 kWh/100;
17,0–16,6 (WLTP). Emissões de CO₂ combinadas¹: 0 g/km. Classe de eficiência: A+
Quer percorra apenas distâncias curtas no seu dia a dia ou faça regularmente viagens mais longas, o Aiways U5 oferece-lhe a solução de carregamento ideal para cada cenário de utilização. Não tardará a aperceber-se de que o carregamento “normal” com corrente alternada (AC) é perfeitamente adequado na maioria das situações. No entanto, o Aiways U5 também lhe permite carregamentos ultrarrápidos com corrente contínua (DC) de até 90 kW, nas estações Posto de Carga Rápida PCR.
Experimente como o Aiways U5 o envolve com uma experiência de condução distintamente dinâmica e garante alegria e facilidade desenfreadas em todas as viagens.
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O Aiways U5 combina um vasto conjunto de sistemas de segurança ativa e passiva, disponibilizando além disso diversas funções de conforto.
Está equipado de série com doze radares ultrassónicos, cinco câmaras HD, três radares de ondas milimétricas e duas câmaras interiores, permitindo assim uma visibilidade digital panorâmica e completa.
Os diversos sensores e câmaras detetam estradas, veículos, peões e obstáculos, ajudando a evitar colisões.
Além disso, os seis airbags e diversos sistemas avançados de segurança contribuem para a paz de espírito do condutor.
O habitáculo cumpre os requisitos para a classificação de cinco estrelas Euro NCAP, enquanto outras funções de segurança evitam furtos e auxiliam os ocupantes em caso de emergência.
O seu centro de gravidade extremamente baixo reduz de forma notável a sua inclinação lateral nas curvas, proporcionando uma condução mais ágil e dinâmica, mas sempre segura.
O U5 está pronto para a condução autónoma (L2+).
A velocidades de até 130 km/h, o sensor verifica a velocidade do seu U5 e adapta-a em função da posição do veículo precedente. Desta forma, é permanentemente mantida uma distância de segurança para esse veículo.
Este sistema torna a condução mais fácil, sobretudo em engarrafamentos, regulando automaticamente não só o ciclo de aceleração, travagem e novo arranque, mas também (dentro de certos limites) a própria direção. A assistência em congestionamentos mantém-se ativa até 120 km/h.
O sistema de travagem automática de emergência avisa-o em caso de colisão iminente com outros automóveis, bicicletas e peões, de modo a evitar ou diminuir a gravidade da mesma. Caso o condutor não reaja, o sistema aplica os travões para evitar a colisão, no mínimo, para diminuir a força do impacto.
Recorrendo a um radar e a câmaras dianteiras, este sistema deteta veículos e peões à sua frente. Se o seu U5 se aproximar de outro veículo ou de um peão a uma velocidade superior a 10 km/h, é emitido um aviso sonoro. Ao mesmo tempo, surgirá uma mensagem no painel de instrumentos, alertando-o para a necessidade de abrandar de modo a manter uma distância segura.
Este sistema ajuda-o a manter o seu veículo na faixa atual. Se este se desviar inadvertidamente na direção de outra faixa, o sistema deteta essa situação através de uma câmara dianteira, intervindo automaticamente nos sistemas de direção, travagem e/ou aceleração. O LKA mantém-se ativo a velocidades entre 60 e 120 km/h, avisando-o também caso não detete as suas mãos no volante durante um período superior a 8 segundos.
A deteção do ângulo morto ajuda-o a não perder nada de vista e, nas mudanças de faixa, avisa-o da existência de outros veículos em aproximação, através de um aviso sonoro e de uma luz de aviso. O sistema também inclui uma função de abertura das portas, que avisa o condutor e os passageiros da presença de veículos em aproximação quando as portas são abertas.
A velocidades de até 130 km/h, o sensor verifica a velocidade do seu U5 e adapta-a em função da posição do veículo precedente. Desta forma, é permanentemente mantida uma distância de segurança para esse veículo.
Este sistema torna a condução mais fácil, sobretudo em engarrafamentos, regulando automaticamente não só o ciclo de aceleração, travagem e novo arranque, mas também (dentro de certos limites) a própria direção. A assistência em congestionamentos mantém-se ativa até 120 km/h.
O sistema de travagem automática de emergência avisa-o em caso de colisão iminente com outros automóveis, bicicletas e peões, de modo a evitar ou diminuir a gravidade da mesma. Caso o condutor não reaja, o sistema aplica os travões para evitar a colisão, no mínimo, para diminuir a força do impacto.
Recorrendo a um radar e a câmaras dianteiras, este sistema deteta veículos e peões à sua frente. Se o seu U5 se aproximar de outro veículo ou de um peão a uma velocidade superior a 10 km/h, é emitido um aviso sonoro. Ao mesmo tempo, surgirá uma mensagem no painel de instrumentos, alertando-o para a necessidade de abrandar de modo a manter uma distância segura.
Este sistema ajuda-o a manter o seu veículo na faixa atual. Se este se desviar inadvertidamente na direção de outra faixa, o sistema deteta essa situação através de uma câmara dianteira, intervindo automaticamente nos sistemas de direção, travagem e/ou aceleração. O LKA mantém-se ativo a velocidades entre 60 e 120 km/h, avisando-o também caso não detete as suas mãos no volante durante um período superior a 8 segundos.
A deteção do ângulo morto ajuda-o a não perder nada de vista e, nas mudanças de faixa, avisa-o da existência de outros veículos em aproximação, através de um aviso sonoro e de uma luz de aviso. O sistema também inclui uma função de abertura das portas, que avisa o condutor e os passageiros da presença de veículos em aproximação quando as portas são abertas.
Se o seu veículo se envolver numa colisão, todas as portas serão automaticamente destrancadas, enquanto as luzes de emergência começarão a piscar. Além disso, a alimentação elétrica será imediatamente cortada em todos os circuitos, evitando assim curto-circuitos, incêndios e outras situações graves no interior do veículo.
A estrutura da carroçaria do Aiways U5 é a primeira a ser construída segundo o princípio “aço por cima, alumínio por baixo”, com os materiais correspondentes a serem utilizados nos locais onde são necessários. O habitáculo do U5 é composto por uma combinação de 52% de alumínio e 47,6% de aço de alta resistência, e foi desenvolvido por equipas de engenheiros na Alemanha e na China. O aço aqui utilizado é aproximadamente quatro vezes mais resistente do que o aço de alta resistência convencional.
Graças a técnicas pioneiras de colagem por adesivo, soldadura e enformação, a carroçaria é aproximadamente 50% mais robusta do que uma construção em aço equivalente, facto que lhe vale uma classificação com cinco estrelas de acordo com o Euro NCAP.
O alumínio fundido sob pressão oferece uma estrutura global mais leve, embora mais robusta, resultando numa tara de 1.720 kg (incluindo a bateria de 63 kWh) para a versão X-Cite deste modelo e de 1.770 kg ou mais para a sua versão Prime.
Para ativar o sistema de assistência ao estacionamento, basta acionar o interruptor na consola central e continuar a conduzir a uma velocidade moderada. Um aviso sonoro, acompanhado de uma mensagem no ecrã, irá alertá-lo assim que o sistema detetar um lugar de estacionamento adequado.
Para iniciar o processo de estacionamento automático, basta premir o interruptor e carregar no pedal dos travões em simultâneo. Mantenha o interruptor premido durante o processo de estacionamento, até que o mesmo esteja concluído.
Os airbags fazem parte do sistema de segurança passiva, e complementam os cintos de segurança de três pontos. O sistema de airbags é composto pelos airbags do condutor e do passageiro dianteiro, airbags laterais à frente e airbags de cortina de ambos os lados. Em caso de colisão dianteira, os airbags oferecem proteção adicional para a cabeça e o tronco dos ocupantes; nas colisões laterais, os airbags laterais/de cortina diminuem a gravidade das eventuais lesões. O sistema de airbags apenas funciona se o interruptor da ignição estiver ligado.
Se o seu veículo se envolver numa colisão, todas as portas serão automaticamente destrancadas, enquanto as luzes de emergência começarão a piscar. Além disso, a alimentação elétrica será imediatamente cortada em todos os circuitos, evitando assim curto-circuitos, incêndios e outras situações graves no interior do veículo.
A estrutura da carroçaria do Aiways U5 é a primeira a ser construída segundo o princípio “aço por cima, alumínio por baixo”, com os materiais correspondentes a serem utilizados nos locais onde são necessários. O habitáculo do U5 é composto por uma combinação de 52% de alumínio e 47,6% de aço de alta resistência, e foi desenvolvido por equipas de engenheiros na Alemanha e na China. O aço aqui utilizado é aproximadamente quatro vezes mais resistente do que o aço de alta resistência convencional.
Graças a técnicas pioneiras de colagem por adesivo, soldadura e enformação, a carroçaria é aproximadamente 50% mais robusta do que uma construção em aço equivalente, facto que lhe vale uma classificação com cinco estrelas de acordo com o Euro NCAP.
O alumínio fundido sob pressão oferece uma estrutura global mais leve, embora mais robusta, resultando numa tara de 1.720 kg (incluindo a bateria de 63 kWh) para a versão X-Cite deste modelo e de 1.770 kg ou mais para a sua versão Prime.
Para ativar o sistema de assistência ao estacionamento, basta acionar o interruptor na consola central e continuar a conduzir a uma velocidade moderada. Um aviso sonoro, acompanhado de uma mensagem no ecrã, irá alertá-lo assim que o sistema detetar um lugar de estacionamento adequado.
Para iniciar o processo de estacionamento automático, basta premir o interruptor e carregar no pedal dos travões em simultâneo. Mantenha o interruptor premido durante o processo de estacionamento, até que o mesmo esteja concluído.
Os airbags fazem parte do sistema de segurança passiva, e complementam os cintos de segurança de três pontos. O sistema de airbags é composto pelos airbags do condutor e do passageiro dianteiro, airbags laterais à frente e airbags de cortina de ambos os lados. Em caso de colisão dianteira, os airbags oferecem proteção adicional para a cabeça e o tronco dos ocupantes; nas colisões laterais, os airbags laterais/de cortina diminuem a gravidade das eventuais lesões. O sistema de airbags apenas funciona se o interruptor da ignição estiver ligado.
A velocidades de até 130 km/h, o sensor verifica a velocidade do seu U5 e adapta-a em função da posição do veículo precedente. Desta forma, é permanentemente mantida uma distância de segurança para esse veículo.
Este sistema torna a condução mais fácil, sobretudo em engarrafamentos, regulando automaticamente não só o ciclo de aceleração, travagem e novo arranque, mas também (dentro de certos limites) a própria direção. A assistência em congestionamentos mantém-se ativa até 120 km/h.
O sistema de travagem automática de emergência avisa-o em caso de colisão iminente com outros automóveis, bicicletas e peões, de modo a evitar ou diminuir a gravidade da mesma. Caso o condutor não reaja, o sistema aplica os travões para evitar a colisão, no mínimo, para diminuir a força do impacto.
Recorrendo a um radar e a câmaras dianteiras, este sistema deteta veículos e peões à sua frente. Se o seu U5 se aproximar de outro veículo ou de um peão a uma velocidade superior a 10 km/h, é emitido um aviso sonoro. Ao mesmo tempo, surgirá uma mensagem no painel de instrumentos, alertando-o para a necessidade de abrandar de modo a manter uma distância segura.
Este sistema ajuda-o a manter o seu veículo na faixa atual. Se este se desviar inadvertidamente na direção de outra faixa, o sistema deteta essa situação através de uma câmara dianteira, intervindo automaticamente nos sistemas de direção, travagem e/ou aceleração. O LKA mantém-se ativo a velocidades entre 60 e 120 km/h, avisando-o também caso não detete as suas mãos no volante durante um período superior a 8 segundos.
A deteção do ângulo morto ajuda-o a não perder nada de vista e, nas mudanças de faixa, avisa-o da existência de outros veículos em aproximação, através de um aviso sonoro e de uma luz de aviso. O sistema também inclui uma função de abertura das portas, que avisa o condutor e os passageiros da presença de veículos em aproximação no momento em que as portas são abertas.
Se o seu veículo se envolver numa colisão, todas as portas serão automaticamente destrancadas, ao mesmo tempo que as luzes de emergência começarão a piscar. Além disso, a alimentação elétrica será imediatamente cortada em todos os circuitos, evitando assim curto-circuitos, incêndios e outras situações graves no interior do veículo.
A estrutura da carroçaria do Aiways U5 é a primeira a ser construída segundo o princípio “aço por cima, alumínio por baixo”, com os materiais correspondentes a serem utilizados nos locais onde são necessários. O habitáculo do U5 é composto por uma combinação de 52% de alumínio e 47,6% de aço de alta resistência, e foi desenvolvido por equipas de engenheiros na Alemanha e na China. O aço aqui utilizado é aproximadamente quatro vezes mais resistente do que o aço de alta resistência convencional.
Graças a técnicas pioneiras de colagem por adesivo, soldadura e enformação, a carroçaria é aproximadamente 50% mais robusta do que uma construção em aço equivalente, facto que lhe vale uma classificação com cinco estrelas de acordo com o Euro NCAP.
O alumínio fundido sob pressão oferece uma estrutura global mais leve, embora mais robusta, resultando numa tara de 1.720 kg (incluindo a bateria de 63 kWh) para a versão X-Cite deste modelo e de 1.770 kg ou mais para a sua versão Prime.
Para ativar o sistema de assistência ao estacionamento, basta acionar o interruptor na consola central e continuar a conduzir a uma velocidade moderada. Um aviso sonoro, acompanhado de uma mensagem no ecrã, irá alertá-lo assim que o sistema detetar um lugar de estacionamento adequado.
Para iniciar o processo de estacionamento automático, basta premir o interruptor e carregar no pedal dos travões em simultâneo. Mantenha o interruptor premido durante o processo de estacionamento, até que o mesmo esteja concluído.
Os airbags fazem parte do sistema de segurança passiva, e complementam os cintos de segurança de três pontos. O sistema de airbags é composto pelos airbags do condutor e do passageiro dianteiro, airbags laterais à frente e airbags de cortina de ambos os lados. Em caso de colisão dianteira, os airbags oferecem proteção adicional para a cabeça e o tronco dos ocupantes; nas colisões laterais, os airbags laterais/de cortina diminuem a gravidade das eventuais lesões. O sistema de airbags apenas funciona se o interruptor da ignição estiver ligado.
* Dos 20% aos 80% em estações de carregamento de alta potência (DC).
Disponível para particulares desde 49.188€ *
Aiways U5: Consumo em ciclo combinado¹ 17 kWh/100;
17,0–16,6 (WLTP). Emissões de CO₂ combinadas¹: 0 g/km. Classe de eficiência: A+
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Aiways U5: Consumo em ciclo combinado¹ 17 kWh/100;
17,0–16,6 (WLTP). Emissões de CO₂ combinadas¹: 0 g/km.
Classe de eficiência: A+
¹Os números aqui fornecidos foram calculados com recurso aos protocolos de medição em vigor. Desde 1 de setembro de 2017, todos os modelos de veículos novos são homologados segundo o Procedimento de Teste Global Harmonizado para Veículos Ligeiros (WLTP). O ciclo do protocolo WLTP representa uma utilização mais realista em matéria de medição do consumo de combustível e das emissões de CO2.
Atualmente, de acordo com a legislação em vigor, são apresentados apenas os valores obtidos de acordo com o protocolo WLTP. A aerodinâmica, o peso e a resistência ao rolamento poderão variar ligeiramente em função dos equipamentos opcionais e influenciar o consumo de combustível e de eletricidade, as emissões de CO2 e as prestações de um veículo em estrada. Adicionalmente, o estilo pessoal de condução, as condições climatéricas e o trânsito, influenciam também o consumo real.
Para mais informações oficiais sobre o consumo de combustível e as emissões de CO2 específicas de novos veículos de passageiros, pode consultar o Guia sobre Economia de Combustível, Emissões de CO2, disponível em https://home.moonlight.pt/acapco2/.
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